Video Inspiração #14

1 abr

videoInspiracao14

Este post é parte da série Vídeo Inspiração, uma série que vai percorrer por aí atrás dos melhores vídeos. Alguns mais coloridos, talvez confusos, engraçados e até intrigantes. Mas certamente inspiradores. Aproveite! =)

Se você viu ou tem algo bacana que gostaria de sugerir, envie o link do vídeo para o email contato[at]motiondesign.com.br com o título Vídeo Inspiração.

Leia mais

12 Princípios Básicos da Animação

27 mar

12-principios-basicos-da-animacao

Um dos pontos que gosto na área da animação, é a quantidade de possibilidades que temos para executar uma mesma ideia. Se o cliente nos procura atrás de uma solução, podemos sugerir diferentes caminhos e técnicas. O que abre inclusive um mundo de aprendizado pra nós também.

Só que tem uma coisa que não adianta teimar. É que existem princípios muito simples que precisam ser levados em conta, sempre.

Quando me perguntam sobre animação, quais os plugins mais usados, ou os macetes pra resolver situações de forma mais fácil, a resposta é: Estude Princípios Básicos primeiro.

Leia mais…

As 7 etapas do processo de animação

11 mar

7etapasdaanimacao

São tantas as etapas na hora de criar uma animação, que foram várias as vezes que eu inverti a ordem do processo. Já me enrolei um bocado, não soube explicar para o cliente e tive mais trabalho do que precisava. Felizmente sobrevivi.

E se não conseguimos ser claros na explicação ou até mesmo não entendemos qual seria a melhor maneira, a galera da Cub Studio fez uma animação explicando detalhadamente o processo. Assim, todo novo cliente conseguiria entender o workflow sem dificuldades. O que é uma mão na roda pra qualquer um, clientes ou nós profissionais, entender como seria o processo da forma ideal.

Leia mais…

Reel da Semana #9 – Blue Zoo

9 fev

reeldasemana-bluezoo

Toda semana um Reel será escolhido e passará por aqui. E hoje temos a chance de ver mais um exemplo de bons trabalhos. Qualquer sugestão já sabem, envie um email para contato[@]motiondesign.com.br com o assunto “Reel da Semana”.

Confira aqui.

Motion Design – Os Melhores Sites de Referência

29 jan

ref

Não adianta falar que não, todos nós roubamos ideias nos inspiramos nas coisas que estão a nossa volta. Até aquela ideia que você acha que é só sua, já foi alimentada por uma lembrança de alguma maneira. Isso quer dizer que toda ideia nova, inevitavelmente, vai sofrer influência de algo que já existe.

Já que precisamos nos render a essa realidade, façamos da maneira correta. Não esqueça que existe uma enorme diferença entre a ideia e a execução, não saia por aí copiando coisas que já existam. Perceba o conceito, a técnica, a abordagem utilizada, o estilo de movimento, etc. E então dê um passo a frente em relação a tudo isso, utilize o que puder a seu favor. =)

Leia mais

Vídeo Inspiração #13

22 jan

videoInspiracao13

Este post é parte da série Vídeo Inspiração, uma série que vai percorrer por aí atrás dos melhores vídeos. Alguns mais coloridos, talvez confusos, engraçados e até intrigantes. Mas certamente inspiradores. Aproveite! =)

Se você viu ou tem algo bacana que gostaria de sugerir, envie o link do vídeo para o email contato[at]motiondesign.com.br com o título Vídeo Inspiração.

Veja os vídeos.

Bang Bang – Motion Design e… dança.

8 abr

bangBang

Eu sempre estou aqui dizendo que trabalhamos em uma área que permite inúmeras possibilidades, que podemos criar algo novo a cada projeto, bla bla bla. Mas me deparo com alguns trabalhos que mostram que sempre podemos fazer mais. O Design e a Animação proporcionam muitas possibilidades, é claro. Mas como criar algo novo?

Chelsea Jones resolveu tirar o seu trabalho da tela do computador, colocar no mundo real e interagir com ele. É algo que nunca me ocorreu, trabalho com isso há anos e nunca pensei: “quer saber?! Vou tirar minhas animações dessa tela e vou andar com elas por aí.” Ainda mais se tratando da dança que é algo baseado puramente em movimento.

Chelsea contou para nós um pouco sobre como teve a ideia e como foi todo o processo. Por mais que nada disso se aplique aos seus trabalhos, só de entender como uma ideia nasceu já nos faz pensar diferente em relação as nossas.

(mais…)

Espaço-Tempo na Animação

18 mar

espacoTempo

Em mais uma busca tentando aprimorar minhas técnicas de animação, esbarrei em uma doideira que se chama Espaço-Tempo.  E o bom e velho Wikipedia já dizia:

Na física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade especial e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo. Um ponto, no espaço-tempo, pode ser designado como um “acontecimento”. Cada acontecimento tem quatro coordenadas (txyz);

Uma coisa são os valorer que os keyframes carregam e o caminho que ele percorre entre os pontos de partida e de chegada . Outra coisa é o tempo e a variação do mesmo, que leva para percorrer esse caminho entre os pontos.

Leia Mais

Ghost Stories – Late Night Work Club

30 jan

ghostStories

Algo que sempre vai dar certo é quando pessoas criativas se juntam em prol de algum projeto. E assim nasceu mais um coletivo de animadores chamado Late Night Work Club.

Eles são um grupo de animadores que trabalham em projetos independentes e não-comerciais, composto por estudantes, freelancers, etc.

O primeiro projeto do Late Night Work Club é chamado Ghost Stories, onde cada animador conta sua própria história de fantasma. É aí que está a beleza nessa ideia. Cada animador conta sua história com seu próprio estilo, de forma única. Boas histórias e animação de altíssima classe é o que te espera.

Leia mais

Tutorial – O Segredo da Animação

6 jan

oSegredoDaAnimacao

Quem tem o mínimo conhecimento de animação já sabe que um bom trabalho exige muito tempo de estudo e dedicação para obter bons resultados.

Toda vez que vejo um vídeo ou texto que tenha no título algo como: O segredo da animação, crie vídeos de forma fácil e rápida, etc. Eu já nem perco mais meu tempo.

E foi de tanto clicar nesses links que eu descobri que não, realmente não existe jeito fácil para nada. Na verdade existe, mas vai ficar aquela belezinha que você já sabe. Um trabalho sem personalidade igual ao que você vê em qualquer lugar na internet.

Leia Mais